Gato Gigante: Maine Coon

/
0 Comentários
Conhecido como gato gigante, o Maine Coon é uma das maiores raças de gatos domésticos no mundo.

Esses "gatinhos" de pelo semi-longo têm como uma de suas características o aspecto selvagem. É considerada a mais antiga das Américas.

O Maine Coon ficou conhecido no estado americano Maine, onde era responsável por caçar pequenos roedores e tolerar baixas temperaturas.

gatos gigantes

Admirado por seu porte e cores, a raça só para de crescer aos cinco anos. Os reprodutores da raça pesam de 4 a 8 kg enquanto os castrados podem chegar até 12 kg. Seu tamanho pode chegar até a 1 metro de comprimento. 

A diferença de tamanho entre macho e fêmea é mais perceptível em gatos reprodutores. Nos castrados ambos os sexos chegam  praticamente ao mesmo tamanho.

Eles existem em diversas cores e padrões de pelagem. Entre as cores pode-se encontrar exemplares marrons, vermelhos, pretos, brancos, pratas, cremes e azuis.

Além do seu tamanho, outra característica marcante da raça gigante é a inteligência.

Os Maine Coons podem ser adestrados e possuem um temperamento dócil, também são extremamente fieis e extrovertidos, isso não quer dizer também que não sejam independentes. 

Um exemplar dessa raça adora interagir, além de ser muito brincalhão. Não fique surpreso ao encontrá-lo dentro da pia tomando água ou encontrando brinquedos em objetos mais inusitados.

raça maine coon


Curiosidades sobre o Gato Gigante

O Dia Internacional do Maine Coon é celebrado em oito de Maio. A data foi escolhida através de uma votação realizada em um grupo do facebook sobre a raça, com 8 simbolizando o infinito e Maio (May) que lembra o som da palavra Maine.

Existem várias lendas a cerca do nome da raça, uma delas conta que um gato entrou nas florestas do Maine e acasalou com um guaxinim, dando origem a raça (guaxinim em inglês é Racoon).

Seu tempo médio de vida é de 12 anos, podendo variar.


Leia também:
Gato sem pelo: conheça o Sphynx


Você também irá gostar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.