Gatos sem pelo: Sphynx

/
0 Comentários
sphynxO charmoso gato Sphynx (ou Esfinge), mundialmente conhecido como gato sem pelo, nasceu na década de 60, no Canadá. A raça surgiu de um gatinho totalmente pelado de uma ninhada. Mais tarde, a mesma gata pariu outro do mesmo jeito. A partir desses 2 exemplares nasceu o Sphynx, embora algumas pessoas sustentam que os astecas já criavam gatos desse tipo. É possível, visto que de tempos em tempos nasce um gato pelado em uma ninhada.

O Sphynx a princípio se chamou Moon's Cat (gato da lua) e depois Canadian naked (Canadense pelado). Apenas em 1988 o registro da raça foi admitido pela CFA, o que fez que mais exemplares surgissem em todo o mundo.



Aparência

O que chama atenção nos outros gatos pode ser sua espessa pelagem. No caso do Sphynx, seu charme está justamente na ausência dessa pelagem.

A aparência exótica faz com que pessoas também exóticas procurem a raça. Apesar do visual, ele apresenta uma fina e rala camada de pelos por toda sua pele, semelhantes a um veludo ou um pêssego, visível principalmente nos filhotes. Os gatos adultos apresentam essa pelagem apenas nas extremidades, como nas orelhas, caudas, e focinho. As pernas, cabeça e pescoço, apresenta um aspecto enrugado, como em outros felinos.


sem pelo

A pele pode apresentar qualquer padrão das outras raças. Ela apresenta uma oleosidade natural, que nos outros gatos, são passados para a pelagem. No caso do Sphynx essa oleosidade acaba ficando na pele mesmo. Nos testículos há uma camada de pelos maiores que no resto do corpo, e sua cauda também pode apresentar pelos nas pontas, tal como um leão.

Sua ossatura é fina, embora seja um gato bastante musculoso. Sua cabeça é triangular, e possui as maçãs do rosto bem definidas e separadas do começo do focinho. Seu nariz é reto e bem delineado, e seus olhos são grandes e sobressalientes, em formato de limão. Suas orelhas são largas na base e arredondadas nas pontas, e se encontra exatamente no topo do crânio.

As pernas são longas, finas, porém musculosas, e suas patas são grandes com dedos longos. Acariciar o Sphynx é uma sensação ótima, pois sua pele, além de apresentar um tato macio, seu corpo está sempre quente, devido sua temperatura de 39º (nossa temperatura corporal é de 36º).

Comportamento

Muito brincalhão, o Sphynx às vezes pode lembrar um cachorro. É carinhoso e sociável, além de ser bastante fiel ao seu dono. Em certos casos é até possessivo. Devido à falta de pelos no bigode, ele pode se atrapalhar numa subida e se desequilibrar.

gato pelado



Dizem que a raça é uma mistura de macaco, cão, gato e criança. Ou seja, é um animal que jamais te deixará desanimar. Gosta muito de pessoas e se adequaria a qualquer tipo de família. É um gato recomendado para todo tipo de pessoa.

Cuidado

A ausência se pelos exige que o dono limpe o gato com um pano diariamenteA limpeza pode ser feito com leite de toillete para bebê, toalhetes umedecidos e sem álcool. Como já foi dito, o óleo que normalmente serve aos pelos dos gatos se acumula na pele do Sphynx. 

O banho deve ser dado uma vez por mês, com um xampu neutro. Ele ajuda na circulação e evita possíveis problemas de pele. É necessário tomar cuidado com o sol, pois o bronzeamento acontece com facilidade, e pode gerar queimaduras na pele do gato.

felino

Curiosidades

  • Houve uma raça de gatos sem pelos originária do México. Infelizmente já está extinta.
  • A raça já apareceu em alguns videoclipes famosos, como I Miss You, da banda Blink 182 e Right On Time, de Chris Lawyer.
  • No seriado cômico Friends o Sphynx marca presença no episódio "The One with the Ball".
  • No filme Austin Powers o vilão, Dr. Evil, possui um exemplar. Assim como a vilã Camille Leone, do desenho animado da Disney "Kim Possible".



Você também irá gostar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.