Caixa de areia para gatos

/
1 Comentários
A princípio, para quem não está acostumado com a convivência com gatos, cuidar da sua caixa de areia parece ser complicado. Mas não é verdade. Depois que você pega o jeito, não demorará mais que 5 minutos diariamente. Ainda levamos a vantagem do gatinho aprender sozinho a utilizar a caixa logo cedo, por instinto.

gatinho



A caixa de areia para gatos pode ser limpa de diversas formas. Nesse post direi tudo o que você precisa saber para manter a caixa de seu felino sempre confortável para ele. Primeiramente leia o que você irá precisar.

Itens necessários:


A caixa: Você encontrará facilmente uma caixa de plástico com as laterais altas (como essas para organização), que é a ideal. Ela mantém a areia dentro dela, mesmo com o bichinho esparramando a areia. Existe um padrão de tamanho que você encontrará em um pet shop.

higiênicas
Exemplo de caixas

A areia: Existem areias especiais para as necessidades felinas, que você achará em um supermercado por um preço baixo. Essas areias neutralizam o cheiro forte. A areia normal, de construção, não é o ideal. Como os gatos são higiênicos, esse material só te dará mais trabalho, pois ele não neutraliza o cheiro, ficando inutilizável para eles mais rapidamente.

Pás higiênicas: O ideal é ter duas, uma vazada (imagem 1), para pegar as fezes deixando a areia excessiva cair, e uma normal (imagem 2), para os torrões de urina. Ambas você encontrará em qualquer pet shop ou hipermercado.

gatos


Saco plástico: Desses pequenos mesmo, a não ser que você tenha muitos gatos, obviamente. O ideal é deixar um lixo tampado perto da caixinha de areia com um saco plástico já.

Lugar para guardar tudo: É bom você comprar outra caixa de plástico, menor, para guardar a areia, as pás, e os saco plásticos. As pás ficam sujas, e não é higiênico deixá-las em qualquer canto.

Escolhendo a melhor areia

Muita gente utiliza areia de construção, serragem, ou outros materiais. Isso é um erro, pois além de não inibirem o cheiro, pode conterem sujeiras, que causam irritações, machucados e lesões na pele do bicho. Como nós humanos, os gatos tem suas preferências. E eles são exigentes, bem como sabem quem convive com eles. É imprescindível comprar o produto que ele se sinta melhor, pois lhe dará menos trabalho.

Você poderá comprar as areias de Sílica, que são especialmente feita para eles. Há de diversos tipos, com cristais maiores ou menores. Elas duram muito e absorvem a o cheiro e a urina muito bem. Nesse caso você só precisa tiras as fezes.

As areias granuladas são mais macias. Em contato com a urina, ela forma torrões, deixando mais fácil a remoção. Também são grande inibidoras do cheiro.

Esses dois tipos são os mais comuns e mais fáceis de encontrar. Mas há outros diversos materiais. Pedras vulcânicas, algas, argila, algas, madeira etc. Teste várias marcas e tipos e observe a recepção do seu amigo com cada uma. Combine o gosto dele com o seu bolso.

Preparando a caixa de areia


1. Primeiramente despeje a areia na caixa. O ideal é que ela tenha uma altura de 3 ou 4 dedos, para que o bichano possa fazer o buraquinho onde despeja suas fezes.

2. Deixe-a num local onde não tenha movimentação ou barulho. Um lugar onde você saiba que o gato fica tranquilo. Eles podem ficar traumatizados se algum som alto, ou qualquer coisa do gênero esteja perto do local. Também não deixe-a próxima dos potinhos de água e comida, ele não se sentirá bem.

3. Se você puder, compre uma caixa de areia extra. Nem sempre você saberá quando o gato já fez suas necessidades, ainda mais se não está em casa. E como eles não gostam de coisas sujas, poderá sujar outro ambiente da casa se não encontra a limpeza que deseja. Isso se você tem um gato apenas, se possui 2, é recomendável ter 3, mas não é regra.

Manutenção

1. Depois que seu gato fizer as necessidades, tire as fezes com a pá vazada, para que caiam os excessos de grãos. Com a pá normal tire os torrões de urina, que tenderão a desmanchar quando você tirá-los (por isso precisa de uma pá higiênica específica, a não vazada).

2. Não esqueça de virar a caixa de areia de diferentes modos, para achar torrões escondidos embaixo da areia.

3. Complete o conteúdo da caixa com mais areia higiênica.

4. Tire os torrões e as fezes toda vez que ele fizer, e se você não pode (porque trabalha, ou algo diferente), procure fazer isso uma vez por dia.
areia

Limpando a caixa

1. Troque totalmente de areia a cada semana, no máximo.

2. Lave a caixa de areia a cada, no máximo, 15 dias. Sempre observe o comportamento do gato, às vezes ele é mais exigente, e precisa de uma caixa frequentemente mais limpa para que possa utilizar em paz.


Como ressaltei no texto, sempre observe o comportamento do gato. Falamos deles de maneira genérica, como falamos dos humanos. E assim como nós eles possuem uma individualidade. Cada gatinho age de uma maneira. Conheça o(s) seu(s)! Só assim você dará segurança e tranquilidade para seu amigo, fazendo com que ele não te dê nenhum trabalho.

Comente e compartilhe!


Leia também:


Você também irá gostar

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.