Vermífugo para filhotes de gatos

/
1 Comentários
vermífugo para filhotes


Dar vermífugo para filhotes de gato é de extrema importância. Não há possibilidade de pular essa parte tão importante na criação desse felino, pois todos eles são propensos a vermes, não importa o quão limpos sejam e o lugar onde vivem. Hoje em dia é grande os caso de endoparasitas que acometem os bichinhos. Os principais tipos de vermes são 3: tênias, lombrigas e solitárias. A partir dos 30 dias de idade você precisa começar o processo de desverminação no se animalzinho.

Muitas pessoas ignoram a importância de dar o remédio, mas isso é tão importante, ou ainda mais, que a vacinação em dia. Sabemos que os gatos são muito curiosos, e adoram experimentar a água que acham por aí. Quando ele ingere comida ou água infectada, ou simplesmente quando entra em contato com as fezes, a chance dele ter algum tipo de verme é grande. Por isso a importância desse cuidado.

A dosagem


É necessário que você saiba a princípio que não existe um padrão correto a se seguir quando a medicação. Isso vai depender muito do que o médico veterinário do seu bichano vai dizer. Normalmente o gato toma a primeira dose com mais de 30 dias de vida. 15 dias depois a segunda dose é ingerida, e a terceira, pra fechar o ciclo, é dali há outros 15 dias. Mas como falei, isso varia. Esse padrão é para exemplificar.

Dependendo do ambiente onde vive seu gato, e sua atual saúde intestinal, a dosagem pode mudar. Outras coisas que podem alterar é se ele vive em apartamento ou casa; se sai de seu território e tem contato com outros gatos, etc.

 Depois de passado esse processo, o gato tomará uma dose por mês até o sexto mês. Após esse meio ano de vida, o gato pode tomar entre 3 e 6 meses. Afirmo novamente que isso varia. A avaliação do veterinário sobre a "saúde" das fezes do gatinho irá pesar na hora de aplicar a dosagem.

Cuidados

A vermifugação em gatos é indispensável quando vemos a quantia de problemas que podem atingir um animal que não está protegido dos vermes. Se seu bichinho já tem certa idade e não tomou vermífugo, observe seu comportamento. Vômitos, diarreias, e alterações nas fezes podem indicar que ele pode estar com um parasita.

O gato, por vezes, pode esfregar o ânus no chão, o que também é um sintoma desse problema. A presença da tênia também é "visível", pois como ela é um verme grande, composta de vários "segmentos", pequenos vermes desprendem dela, ficando muitas vezes próximas ao ânus, ou no lugar onde ele dorme. 

Tudo isso deve ser levado em consideração, para quando você visitar o veterinário explicar os sintomas. Jamais dê medicação sem consultar o especialista. Só ele vai poder traçar um diagnóstico completo, com a dosagem e o tipo de vermífugo você deve dar. Remédios podem prejudicar a saúde do pequeno felino se são dados com irresponsabilidade.

Entenda que esse processo é um dos mais importantes na criação, pois se não for tratado, o gato pode transmitir vermes para todos da casa através das fezes. Por isso que medicá-lo para prevenir esses parasitas não é importante apenas para a saúde dele, e sim de toda família,

Leia também:






Você também irá gostar

Um comentário:

  1. adoteu uma gata de 2 meses mais ela ainda nao foi desverminada
    como posso fazer isso e oque dar pra ela?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.