Raças de gatos: conheça as mais populares

/
0 Comentários
Apesar de não serem tão famosas quanto as raças de cachorro, existem muitas raças de gatos conhecidas ao redor do mundo, cada uma com suas particularidades. Há grandes, pequenos, exóticos, esguios, rechonchudos, enfim, ninguém pode reclamar da variedade.

Para quem quiser um animal doméstico, aqui você encontrará muitas dicas. Listamos as raças mais famosas, veja um pouco do histórico de cada uma e do comportamento, seguido de foto:


Persa

Gato famoso

Histórico:

A história do Persa começou no século 17, quando um explorador italiano chamado Pietro Della Valle trouxe da Pérsia (atual Irã) alguns exemplares que encontrou pelas ruas desse país. Logo o exoticismo do bichinho conquistou os italianos. Mais tarde exemplares desse tipo foram levados à Inglaterra, onde foram cruzados com Angorás. Então só foram feitos melhoramentos genéticos para obter uma maior padronagem de cores e melhorar sua saúde.

Características:

São carinhosos e muito meigos, bastante apegados aos donos. É uma excelente raça de gato para apartamento, pois além da sua fidelidade, possui um miado baixo e pouco comum. Sua pelagem comprida chama a atenção, e exige um cuidado constante. É o famoso gato dos cartuns, Garfield, o que o tornou ainda mais conhecido.



Siamês

Gato popular


Histórico:

A sua origem mais provável é do Sudoeste Asiático, especificamente de Sião (atual Tailândia). Era um gato da realeza, que o mantinham em templos sagrados.  talvez, devido a sua aparência elegante. Sua história no ocidente começou oficialmente em 1884, na Inglaterra, e a partir daí, foi levado para outros lugares do mundo.

Características:

Possui um corpo fino e elegante, com o rosto levemente triangular. Bastante companheiro de todos com quem convive, é um gato bastante recomendado para famílias. Às vezes é confundido com a raça Thai, a qual surgiu do Siamês, porém possui uma morfologia distinta, apesar a aparência.


Angorá

Animal popular

Histórico:

O angorá é conhecido na Europa, pelo menos, desde o século 17. No período Vitoriano (meados do século 19) a raça quase foi extinta. Depois de muito trabalho, foi possível recuperá-lo. A forma como conhecemos hoje é uma recriação artificial, que trouxe algumas melhorias pra ele, como a variedade de pelos.

Características:

Muito dócil, carinhoso e apegado ao dono. Gosta de escalar picos altos, da onde observam o território ocupado por ele e seu dono. Brinca durante toda sua vida. O gato possui muitas qualidades que procuramos num bom companheiro, porém é difícil de conseguir um exemplar, devido a pequena quantia de filhotes que dá uma ninhada. É a raça do famoso Mingau,o gatinho da Magali, da Turma da Mônica.

Exótico

Famoso

Histórico:

A raça foi criada, nos anos 60, com o objetivo de obter um gato que combinasse a docilidade e de  bom temperamento, com  uma beleza exótica, como do gato persa. Além de tudo, fosse mais barato para se criar, porque o persa exige um pouco mais da sua manutenção. No EUA foi reconhecida em 1967, e na Europa, 1971. 

Características:

Como o nome já diz, essa raça apresenta uma aparência única. Seu focinho achatado é conhecido por todos, embora seja muito confundido com o Persa. É muito dócil e alegre, adora ficar perto do dono. Gosta muito de brincar, mas apesar da energia para se divertir, é muito quieto e calmo.

Maine Coon

Gato gigante

Histórico:

É originário do Estados Unidos, e foi reconhecida como raça no estado que lhe deu nome, Maine. O gato vivia por ali caçando roedores, e era conhecido por tolerar temperaturas extremamente baixas. É considerado a raça de pelo longo mais antiga das Américas. Trazido para a, então, Nova Inglaterra, nos séculos 16 e 17, passou a viver no frio do norte. Isso fez com que os gatos  mais fortes e rústicos fossem selecionados.

Características:

Um dos gatos gigantes. Na verdade, o Maine Coon é a maior raça de gato. Seu peso varia entre 4 e 8 quilos, normalmente, e um gato castrado pode chegar a 12 quilos. Muito admirado pela beleza, possui uma padronagem de pelos grande e elegante, que o faz suportar as baixas temperaturas do Estados Unidos.É muito brincalhão, um "gatinho" que adora se divertir. É chamada de "Gigante Gentil".


Sphynx

Raça pelada

Histórico:

Nasceu nos anos 60, no Canadá, embora muitas pessoas sustentem que os astecas já criavam o gato tem pelo. A partir de um exemplar de uma ninhada, que nasceu totalmente pelado, foi possível desenvolver uma raça assim. Inicialmente chamado de Moon's Cat (Gato da Lua) e Canadian Nakerd (Gato da Lua), esse exótico felino foi reconhecido como raça em 1988.


Características:

Está na categoria dos gatos exóticos. Totalmente sem pelos, às vezes ele até se desequilibra pela ausência do bigode. Muito fiel ao dono, a personalidade ativa da raça às vezes é comparada à do cão. Alguns dizem que é a mistura de um cachorro, um macaco e um gato e uma criança num animal só.

Pelo curto brasileiro

Raça brasileira


Histórico:

Foi reconhecida em 1988, mas a história do Pelo Curto Brasileiro começou antes, 1985. Descendente do felis silvestris iberica, gato trazido pelos europeus na colonização, apresentava uma padronagem que tinha chande de ser reconhecida pela federação internacionalÉ a única raça brasileira reconhecida pela WCF, World Cat Federation.


Características:

Por ter vivido na rua, possui uma independência natural. É muito ativo e ágil. Excelente animal de companhia, pois é extremamente fiel ao dono. Gosta de muitas pessoas pela casa. Para quem gosta de brincar muito com o gato é um animal ótimo, pois o pelo curto brasileiro exige muita atenção.


Leia também





Você também irá gostar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.